Resenha – Em Chamas (Jogos Vorazes Livro 2 – Suzanne Collins)

Em Chamas - Jogos Vorazes
Em Chamas – Jogos Vorazes

 

 

Grande sucesso nos cinemas, talvez a trilogia de Jogos Vorazes não seja uma novidade para você, mas se você só assistiu os filmes e fica pensando se vale a pena ou não ler os livros, deixo aqui minha impressão sobre Em Chamas, segundo livro da saga. E também porque se trata de uma das minhas trilogias favoritas de todos os tempos (#TeamKatniss) e eu quero deixar registrado o que achei do livro.

Pra ler a resenha do primeiro livro da saga “Jogos Vorazes” é só clicar aqui. 🙂

Então, vocês querem resumo rápido se vale ou não a pena ler os livros mesmo com os filmes disponíveis? Eu até poderia usar aquela velha máxima de “o livro é melhor que o filme, mais completo”, e bom apesar de ser isso mesmo, você ainda aproveita para conhecer mais do que se passa na cabeça da Katniss, uma das personagens femininas mais fortes da nossa época.

Mesmo a história estando aí pra quem quiser ver, vou tentar não dar spoilers, pois sempre tem alguém que está chegando agora na distopia criada por Collins.

Como eu li o livro antes de ver os filmes, preciso dizer que eu realmente não esperava pelo que ia encontrar aqui. Foi um soco na boca do estômago, sabe?

Achei “Em Chamas”, melhor do que “Jogos Vorazes”. E olha, é difícil o segundo livro de uma saga superar o primeiro, mas Suzanne Collins conseguiu prender totalmente minha atenção.

Parece que é nesse livro que as coisas acontecem de verdade! Não sei qual o conhecimento prévio que você tem da história (como eu disse no início, se por exemplo você já viu os filmes), mas como eu sabia só o que já tinha lido no primeiro livro a continuação da história realmente me surpreendeu e foi além do esperado.

Em Chamas - Jogos Vorazes
Em Chamas – Jogos Vorazes

 

Aqui a gente tem uma protagonista quebrada e assombrada pela última edição dos Jogos Vorazes, que se viu forçada a fingir um relacionamento amoroso com Peeta para conseguir apoio nos jogos, que se afeiçoou a ele e pode salvá-lo no fim, mas que está muito confusa em como continuar essa encenação e ainda tentando compreender seus sentimentos por Gale.

O Presidente Snow está incomodado pelo efeito que a garota em chamas provocou em todos os distritos e prepara uma bela “surpresinha”  com a desculpa de celebrar os 75º Hunger Games. Agora Katniss e Peeta tem a seu favor a experiência de terem vencido os jogos e conquistado o público, mas não parece que isso será de muita valia. De volta ao distrito 12 eles precisam recolher os cacos  e veem suas vidas e seu relacionamento se tornaram público durante grande parte do seu tempo.

Ao mesmo tempo que temos personagens mais maduros e experientes, o medo ainda é muito palpável e mais uma vez tudo o que eles querem é sobreviver aos caprichos de Snow e da Capital.

O filme é maravilhoso, o livro é maravilhoso, a saga é maravilhosa e você deveria muito ler e ver todos os livros e filmes.  Como eu li um tempo atrás, é uma história com uma personagem central feminina que não está nem um pouco preocupada com roupas, cabelo e aparência. Ela é confusa, está completamente perdida e tenta desesperadamente salvar sua família e amigos. Nada de príncipes ou heróis para salvar a mocinha em perigo. Katniss tem que resolver os seus problemas e lutar por sua família.

Comments

comments

2 Comment

  1. […] Conheça o “Literatura Pessoal” resenha – Jogos Vorazes resenha – Em Chamas […]

  2. […] Conheça o “Literatura Pessoal” resenha – Jogos Vorazes resenha – Em Chamas […]

Comentários fechados.