Livros para colorir

Virou febre e você provavelmente já deve ter visto alguém com um livro para colorir ou até mesmo tenha um.

Eu tenho um dos livros de colorir da Johanna Basford, “Jardim Secreto”, comprei logo que foi lançado e confesso que não me sinto segura pra colorir e que colori bem menos do que pessoas que acabaram de comprar o livro (umas 3 ou 4 ilustrações só). Os livros tem a proposta de ser anti-stress, mas pelo que vejo virou foi obsessão.

Como se tornou uma espécie de “hit” as pessoas entraram numa disputa de quem pinta melhor, quem tem mais cores pra pintar, quem dedica mais horas pra atividade. Obviamente, não escapei dessa locura. Atualmente quando vejo que uma das minhas páginas está pendendo pra algo estranho fico tentada a simplesmente abandonar. O fato é que nunca tive mão boa pra esse tipo de coisa. Desenhar e colorir (exatamente a proposta do livro) não são a minha praia, mas a atividade em si me ajuda a esvaziar a mente (um pouquinho antes de me fazer pirar por ter colocado uma cor horrível no lugar errado).

Outra obsessão pela qual passei (mas tenho resistido bravamente) é a de comprar milhares de lápis de cor, canetinhas, giz de cera e tudo mais. Cada um sabe de sua condição financeira, mas não aceito ter 28 anos e parcelar no cartão material para colorir. Só me resta desejar/invejar suas mais de 80 cores e seguir em frente fazendo milagres com 24 cores de lápis e 24 de canetinhas.

Apaixonada pelo livro (mesmo tendo pouco tempo e disposição para dedicar a ele), resolvi pesquisar outros que acompanham essa proposta e indicar para vocês. A minha primeira indicação é o “Jardim Secreto”, claro.

Jardim Secreto

Saraiva / Amazon

A cada página você é convidado a fazer um passeio por divertidos jardins em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. São diversas criaturas escondidas nas ilustrações e mandalas florais. O livro ainda abre espaço para que você faça seus próprios esboços.

 

Floresta Encantada

Saraiva / Amazon

Neste livro, a autora convida o leitor a embarcar numa viagem ao coração de uma floresta encantada. Seguindo bem a linha do livro anterior, enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. 

 

Jardim Encantado

Saraiva / Amazon

Outra autora (e agora me pergunto se não seria melhor chamá-las de ilustradoras), Sophie Leblanc lançou recentemente o livro Jardim Encantado, Este volume da série Arteterapia apresenta diversos universos e paisagens naturais para você reinventar conforme sua criatividade.

Mindfulness
Amazon

Saindo um pouco do padrão de jardins e florestas, Emma Farrarons lança o livro Mindfulness. O Livro de Colorir lindamente ilustrado está repleto de cenas belíssimas e padrões intrincados e sofisticados que o convidam a meditar sobre uma obra de arte enquanto serenamente preenche as páginas com cores.

 

Fantasia Celta

Saraiva / Amazon

E, finalmente o livro de um moço, Michel Solliec com seu lindo Fantasia Celta, apresenta intrincados labirintos e curiosas figuras. Inspiradas no universo celta – mais especificamente nas iluminuras do Livro de Kells –, essas figuras de linguagem simbólica inesgotável vão guiar o seu caminho e acompanhá-lo por uma viagem através das terras longínquas da antiga Irlanda. Parece super bonito! Eu adoro esses padrões, desenhos e a possibilidade de brincar com diferentes tons da mesma cor.

 

Deixo abaixo a única foto que encontrei das minhas pinturas. Depois se eu lembrar, tiro das outras que já fiz e acrescento aqui.

Jardim Secreto - @laridardengo

 

Comments

comments