Resenha – 1Q84 Livro 3 (Haruki Murakami)

1Q84 Haruki Murakami Livro 3

Sinopse:

Volume final da trilogia 1Q84. Em um ano próximo a 1984, dois personagens repletos de segredos e envolvidos em tramas obscuras tentam sair de uma realidade implacável: o mundo de 1Q84. No último volume da trilogia Haruki Murakami, os protagonistas Tengo e Aomame continuam presos ao mundo paralelo de 1Q84, “onde coisas estranhas podem acontecer”. Eles precisam escapar não só dessa terrível realidade alternativa, em que duas luas pairam no céu, mas também da ameaça do chamado Povo Pequenino e de um sinistro grupo religioso em busca de um acerto de contas. E terão em seu encalço um implacável detetive, que se aproxima cada vez mais do esconderijo de Aomame, enquanto desvenda a real conexão entre ela e Tengo.

Conforme 1Q84 caminha para uma resolução, acompanhamos o incerto destino se fechar ao redor deles. Aomame e Tengo não sabem se finalmente irão se encontrar, ou se serão encontrados antes.

1Q84 Haruki Murakami Livro 3

O que eu achei:

O temido último livro de uma trilogia, ou saga. Quem nunca teve medo?

Leia aqui o que eu achei de 1Q84 (Livro 1) e (Livro 2)

Eu sempre fico tensa, porquê existem muitas possibilidades de você se decepcionar. Afinal de contas estamos há muitas páginas torcendo pelo final que acreditamos ser o melhor, ou pelo personagem que adoramos e nesse meio tempo criamos muitas teorias.

Odiar o final de Lost, por exemplo, é fácil. Achar que perdeu seu tempo com 8 temporadas de How I Meet Your Mother, também. Imaginar que as chances de terminar As Crônicas de Gelo e Fogo em prantos de ódio, são grandes, mas entre todas essas posso falar pouco, pois sou suspeita. Existe algum gene em mim que me faz gostar de sofrer com histórias que não posso controlar. Então, mesmo não vendo muito sentido, ou não concordando com o final de uma história, eu tenho uma grande tendência a dizer que ela vale a pena. Pois avalio todo o caminho e não apenas os finalmentes.

1Q84 Haruki Murakami Livro 3

É claro, todos queremos respostas, a gente quer fechar uma história sabendo tudo o que é possível a respeito dela, mas nem sempre é assim.

Murakami construiu uma jornada incrível e um universo paralelo cheio de intrigas e mistérios, acompanhar Aomame e Tengo, ver o desenrolar de suas histórias e aguardar o fatídico dia em que eles se reencontrariam, foi muito especial, mas o último livro não conseguiu segurar o clima.

Dessa vez Murakami está muito mais focado no desenvolvimento e amadurecimento dos personagens, mostrando que só através do autoconhecimento eles poderão se reencontrar. Com os dois primeiros livros muitas perguntas ficarão piscando na sua cabeça e, assim como eu, você pode ter a sensação de que algumas delas não foram respondidas. Algumas pessoas concordam com isso, outras dizem que as respostas estão nas entrelinhas do que foi escrito.

Toda vez que me deparo com essa situação fico um pouco chateada, fica uma sensação de que não fui capaz de compreender o autor. Talvez se eu fosse uma pessoa que se frustra facilmente eu teria odiado o livro, mas mesmo achando que algumas coisas poderiam ter ficado mais claras com o fim da história, avalio a história de Murakami por seu caminho tão bem narrado e por todas as emoções, boas ou ruins, que ele me despertou.

Murakami mostra que o fim pode ser mais simples do que imaginávamos, como no começo de sua trilogia, uma transição sensorial, sem muitas explicações lógicas. Alguns leitores ficarão satisfeitos, outros incomodados. De que lado você vai ficar?

Tiro do próprio livro um conselho para quem resolver iniciar essa trilogia:

1Q84 Haruki Murakami Livro 3

 

Nota: 4/5
Skoob
Amazon
Curta a página do Literatura Pessoal no Facebook!

Comments

comments

1 Comment

  1. Daniela says:

    Devo ser do tipo que se frustra facilmente rsrsrs. Fiquei extremamente decepcionada. Eu nao sou mt chegada em trilogias ja com esse medo, mas pela remissao a 1984, um de meus livros preferidos, aceitei o desafio… Pra mim ele conseguiu acabar com uma historia com muito potencial… Parece q ele ficou com preguiça mesmo… Destoou completamente da saga, na minha humilde opiniao hahhahaha . Adorei seu blog! Principalmente pq vc nao se vendeu pras editoras! Continue assim hehehehe

Comentários fechados.