Resenha – A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon #01)

A Senhora da Magia Livro

Sinopse:

A Senhora da Magia é o primeiro livro da série As Brumas de Avalon. Neste romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, com todas as suas paixões e aventuras – o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesia, drama – é revelado, como se poderia esperar, pelas suas heroínas – pela rainha Guinevere, mulher de Artur; por Igraine, mãe de Artur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Artur, Morgana, também conhecida como Morgana das Fadas, como a Fada Morgana – como feiticeira, como bruxa – e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destruição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.

O que eu achei:

No começo achei que seria meio impossível decorar o nome dos personagens e suas ligações, aliás isso é algo recorrente nas minhas leituras, principalmente de romances históricos, a verdade é que, aparentemente, tenho muito pouca confiança na minha capacidade de memorização.

Nessa livro, Marion Zimmer Bradley nos mostra um visão mais feminina da lenda do Rei Artur. Em, A Senhora da Magia, conhecemos a vida da sua mãe, Igraine, desde o primeiro casamento e a formação de sua irmã, Morgana na ilha de Avalon junto a Viviane, grande sacerdotisa de Avalon e tia de Artur.

Esse primeiro livro foca muito na história dessas mulheres, Artur está por ali, mas não ganha muito destaque.

A história de Artur é uma das mais famosas da literatura inglesa, seus elementos e personagens (o próprio Rei Artur, Merlin, Távola Redonda, a espada Excalibur), foram fonte de inspiração para diversos outros romances de ficção e fantasia.

Em uma época em que os bretões lutavam com os saxões para defender suas terras, Bradley narra a vida de duas mulheres que podem mudar a história e trazer paz ao reino. A autora consegue, de forma muito satisfatória devo dizer, narrar a submissão na qual as mulheres viviam e como, discretamente, elas foram capazes de fazer grandes coisas, sem que chamassem a atenção para si mesmas.

Um livro que fala sobre a sociedade da época, relacionamentos, política, religião e preconceito religioso, amores e guerras.

Eu nunca li nenhum livro com histórias arturianas, e tudo o que sei é bem básico e de alguma forma já vinha sendo esquecido, por isso estou bem feliz por ter começado com essa coleção.

Achei as personagens muito sensíveis, porém determinadas. Igraine no início é cheia de medos, mas depois de um tempo passa a ser meio chatinha com um amor tão cego e serviçal que incomoda. A partir do momento que sua história se “resolve” ela deixa de ser a principal. Já Morgana acompanhamos por mais tempo, desde criança, foi a personagem com quem mais me identifiquei, apesar da pouca confiança em si própria e das muitas dúvidas, já está pré-definido de que ela será uma fada/maga (?!?) muito poderosa. Viviane parece ser uma mulher que guarda muitos sofrimentos, vai saber o que ser a Senhora de Avalon custou a ela, apesar de se mostrar vez ou outra pesarosa, ela sabe que algumas coisas precisam acontecer para que Artur se torne o rei que foi prometido

De forma geral eu gostei muito da história, ela nos transporta para lugares que de certa forma gostaríamos de conhecer.

Mesmo que você já tenha lido outros livros da Lenda do Rei Artur, ou se você é um entusiasta atrás de novas histórias, acho que leitura da série “As Brumas de Avalon” vai cumprir bem o seu papel de entreter e criar uma áurea ainda maior de magia em torno de Artur. A série é formada por quatro livros bem fininhos, então nada de usar a preguiça como desculpa. Boa leitura!

 

Coleção As Brumas de Avalon

 


Nota: 4/5
Skoob
Submarino
Amazon
Curta a página do Literatura Pessoal no Facebook!

Comments

comments