Resenha HQ – Orgulho e Preconceito

HQ Orgulho e Preconceito

Sinopse:

Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.

HQ Orgulho e Preconceito

O que eu achei:

Não escondo de ninguém que Orgulho e Preconceito é uma das minhas histórias favoritas. Logo após ler pela primeira vez o livro da Jane Austen eu cai num universo paralelo onde bebia, comia e respirava Mr. Darcy e Lizzy Bennet.

Fui da primeira adaptação cinematográfica feita para a história, um filme de 1940, passando pela série original da HBO que tem Collin Firth sendo eternizado como o maravilhoso Mr. Darcy até os filmes mais atuais e inspirados na trama de Austen, isso inclui a versão de Bollywood: Noiva e Preconceito (risos), mas minha versão preferida segue sendo o filme de 2005 estrelado por  Keira Knightley (indicada ao Oscar pela interpretação) e Matthew Macfadyen. Mesmo com TODAS as adaptações de roteiro esse filme é amor do início ao fim!

HQ Orgulho e Preconceito

Então é claro que eu surtei bastante ao saber do lançamento dessa HQ pela editora Nemo. Como estou passando pela fase de #dontbuybooks, resisti ao máximo que pude e acabei ganhando do meu marido a edição (yay!)

Vi algumas pessoas reclamarem que as ilustrações são meio pobres e repetidas e devo concordar, as roupas mudam muito pouco ao longo de toda a história, com baixa variação de cores também, é claro que pode ter sido um recurso da HQ para passar uma atmosfera mais serena e romântica, mas provavelmente vai incomodar algumas pessoas. Os personagens tem uma única expressão facial e isso é outro ponto que pode deixar quem é mais fã de HQs incomodado, não existe aqueles exageros para representar certas situações, o que provavelmente poderia ser encaixado em algum momento, mas entendo que nada disso faz parte da história de Austen, que tem mesmo, durante todo o seu desenvolvimento, mesmo nos momentos de maior tensão, uma atmosfera mais sensata e “classuda”, por assim dizer.

HQ Orgulho e Preconceito

Acho que a história foi bem resumida para caber nessas poucas páginas, na verdade fiquei até impressionada quando peguei pela primeira vez a HQ na mão, imagina que ela seria bem mais grossinha do que é na verdade, porém todos os momentos e diálogos mais importantes da história foram representados com grande veracidade e acho que isso é o que deve nortear mais o sentimento dos fãs em relação a essa edição. Não fica em momento algum a sensação de ler uma história picotada e fragmentada, acredito que mesmo aqueles que não leram a obra original conseguirão ter uma boa ideia de porque um livro escrito em 1797 continua balançando tantos corações e inspirando tantas novas histórias por aí.

HQ Orgulho e Preconceito

É uma boa edição para ter na sua estante, principalmente se, assim como eu, você for um(a) entusiasta de Jane Austen.

Nota: 5/5

Onde encontrar:
Skoob
Submarino
Americanas
Curta a página do Literatura Pessoal no Facebook
Siga nosso Instagram: @literaturapessoal

Comments

comments