Resenha – Meu Passo, Seus Passos

Imagem1

Eu tive um breve contato com a poesia quando era mais nova (com uns 12 ou 13 anos), na época eu transcrevia todos os versinhos e poemas que encontrava por aí em um grande caderno que era a sensação entra as minhas amigas. Até que um dia emprestei o caderno pra uma e nunca mais o vi! Depois, adolescente eu achava realmente muito legal Haikai, mas não conseguia criar nenhum, aliás, nunca nem tentei escrever poesia. Acho que essa parte da escrita pertence a pessoas “superiores”. Quero dizer, acho que é preciso ter algum tipo maior de sensibilidade que eu realmente não tenho.

O meu mais recente contato com a poesia foi com o livro “Toda Poesia – Paulo Leminski” (que, aliás, todo mundo devia ler), isso é claro até aparecer a Camila Tapia com o Livro “Meu Passo, Seus Passos”, uma coletânea de 100 poemas, sendo 50 dela e os outros 50 do seu pai, Avenir Passo.

Quando eu peguei o livro da Camila pra ler essa foi a primeira coisa que chamou minha atenção. Eu passei um tempo pensando que se eu, sozinha, nunca escrevi uma poesia, imagina eu e meu pai publicando um livro assim? Deve ser uma experiência e tanto! E por si só, esse já é um bom motivo para arriscar a leitura.

Sempre achei poesia algo muito pessoal. Num determinado momento uma poesia pode fazer todo o sentido na sua vida, enquanto num outro você pode simplesmente não compreender a proposta, ou qual o sentimento o autor tentou exprimir ao escrevê-la.

 Nos poemas do Avenir, vi que muitos tinham como objetivo falar com/para sua musa inspiradora, alguns são escritos para os filhos e até mesmo para a sua mãe. Eu gosto de identificar para quem o poeta escreve, acho que isso me ajuda a entender melhor o que está ali.

No caso dos poemas da Camila, a identificação surge no ponto em que eu entendo que um poema ou outro poderiam facilmente ser aplicados na minha vida. Quem nunca leu alguma coisa e pensou: “mas isso é tão eu”, é clichê, é mais comum do que gostaríamos e é totalmente verdade.

No fim, só posso agradecer, por “Meu Passo, Seus Passos” reforçar a ideia de que poesia é algo muito mais acessível do que eu acreditava ser.

Agora as resenhas terão links direto para compra dos livros. Aos poucos vou atualizando as anteriores.

Para comprar “Meu Passo, Seus Passos” :
Editora Alcance
Ou pelo email meupassoseuspassos@gmail.com

 

Pra quem não sabe a página agora tem página no Facebook!
Pra curtir é só clicar aqui.

 

FacebookBlog

O Literatura Pessoal também está no Facebook!
Curta a página do blog para receber as atualizações e
ver todas as novidades.

www.facebook.com/literaturapessoal

Comments

comments

1 Comment

  1. Luciano Francisco de Oliveira Novais says:

    Um livro de poesias intimistas que quando a gente lê, acaba se identificando com os sentimentos ali expressados. Luciano Francisco de Oliveira Novais

Comentários fechados.