Resenha – Não sou uma dessas (Lena Dunham)

Não sou uma dessas Lena Dunham

 

Não sou uma dessas Lena Dunham

Sinopse:

Lena Dunham , a premiada criadora, produtora e estrela da série Girls, da HBO, apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não sou uma dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta.

Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.

O que eu achei:

Se for seguir pela sinopse acho que a única coisa que não encontrei nesse livro foram histórias hilárias, não sei, me chame de blasé, mas muitas vezes achei até pedante demais, sabe?

 

Não sou uma dessas Lena Dunham

Mas isso não quer dizer que, num resumo geral, o livro da Lena seja ruim, ele só não é um completo “virar de folhas animador”, em alguns momentos eu me frustrei, em outros tive aquela sensação maravilhosa de compartilhar uma história secreta de vida com Lena.

Mas para mim, o mais decepcionante foi ver que, na verdade Lena é Hannah, sua personagem em Girls, da HBO, escrito por quem? Isso mesmo, a própria Lena. Ficou aquela cutucada de endeusamento próprio, que pode ser uma impressão completamente errada, mas incomodou, é como se Lena só soubesse falar de si mesma.

Não sou uma dessas Lena Dunham

 

Não sou uma dessas Lena Dunham

Não me entendam mal, acho maravilhoso que ao compartilhar experiências próprias uma garota possa ajudar milhares de outras garotas, mas eu não esperava ver a mesma coisa, a mesma “personagem” em obras distintas, ainda que se guarde as devidas proporções.

Se alguns capítulos de “Não sou uma dessas”, a narrativa se arrasta, em outros me provocou grande reconhecimento, ou mesmo só empatia, às vezes as histórias são bem distintas, mas é possível compreender certas coisas. A dificuldade em aceitar o próprio corpo, as falhas amorosas e o sentimento de culpa, como se fosse a única responsável por um relacionamento fracassado, e sua conduta para entrar em um mercado dominado por homens muito mais velhos que ela.

Não sou uma dessas Lena Dunham

Não sou uma dessas Lena Dunham

Lena é considerada a voz da sua geração, GIRLS é um tremendo sucesso da HBO e desconstruiu a ideia das mulheres estilo Sexy and City, da mesma emissora, mostrando meninas mais reais, com problemas mais reais, e provavelmente foi isso que Lena quis com seu livro. Assumir o controle das coisas e contar suas experiências dizendo: eu vivi isso, eu posso falar sobre isso, porque eu senti na pele como é.

Acho que o cerne do meu problema com esse livro está exatamente no título dele, “Não sou uma dessas”, geralmente é a frase usada para rebaixar alguma mulher, quando se pretende ser mais bem vista por alguém, é como se ela dissesse: vejam o quanto eu sou madura e surpreendente, ou o quanto sou recatada e perfeita; quando na verdade o conteúdo do livro revela uma pessoa comum, cheia de medos, um pouco entregue aos prazeres, com traumas e defeitos.

Não sou uma dessas Lena Dunham

Logo a única coisa que me passa pela cabeça é que esse sempre foi o objetivo de Lena com seu livro, todos irão julgar pois estão certos de que apenas a capa lhes diz tudo o que precisam saber, mas poucos realmente terão paciência para entender o que está por trás da da pessoa.

Eu gostei e não gostei, ainda prefiro GIRLS, apesar das comparações não terem muito fundamento, mas acho que prefiro Lena falando das próprias experiências através de algum personagem, mesmo que a personagem seja interpreta por ela própria.

Não sou uma dessas Lena Dunham

Onde encontrar:
Skoob
Americanas

Curta a página do Literatura Pessoal no Facebook
Siga nosso Instagram: @literaturapessoal

 

Comments

comments