Resenha – Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)

Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

Sinopse:

O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo.”A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

O que eu achei:

Tem coisas que a gente adia na vida porque “não quer entrar nessa polêmica” ou (deixe aqui sua desculpa favorita), mas chega um momento em que é praticamente impossível ignorar o fato.

Tenho quase certeza que o vídeo da palestra “Sejamos todos Feministas” da Chimamanda Ngozi Adichie no TED, foi um dos meus primeiros contatos “reais” com o Feminismo anos atrás, e digo isso porque antes eu ouvia muito sobre o feminismo, mas só quando ouvi Chimamanda é que me dei conta de que, peralá, talvez eu seja isso aí, feminista e tal.

Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Adichie

Inacreditavelmente, não é uma ideia fácil de ser aceita, ainda hoje eu fico chocada em como relutei para me “conceder” esse título, porque, numa sociedade machista e patriarcal, fomos ensinados e não esperar muita coisa boa das feministas. Mas basta um pouquinho mais de informação para você ver o quanto (O QUANTO) isso é errado.

Eu poderia gastar parágrafos e parágrafos aqui falando sobre como eu vivo e enxergo o feminismo, mas este não é o foco do meu texto, pelo menos não nesse momento, quem sabe em breve a gente possa conversar melhor sobre isso. Hoje eu quero falar sobre esse livro e esse discurso incrível e esclarecedor.

Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Adichie

Em Sejamos Todos Feministas, Chimamanda diz um pouco da importância do feminismo no mundo e conta sua história pessoal, de como se reconheceu feminista. Como eu disse, essa foi uma palestra de uns 30 minutos que ela deu no TEDxEuston em 2011, para os que não conhecem o TED é uma série de conferências destinadas à disseminação de ideias que merecem ser discutidas, pelo menos é nisso que sua organização acredita.

Sua fala no TED ficou ainda mais conhecida ao ser usada por Beyoncé na música Flawless (que aliás amo/sou)

Então o livro, é basicamente uma transcrição dessa palestra da Chimamanda, sua discussão sobre gênero e como isso ainda afeta a vida de milhares de mulheres em todo mundo. Acho que é uma leitura imprescindível para quem quer conhecer e se informar sobre o feminismo. E para que não existam desculpas, olha aqui o vídeo da palestra com legendas!

Leiam Chimamanda Adichie, leiam sobre o feminismo, informem-se! Não refutem uma ideia sem entender o que ela prega, não rejeitem o título de feminista, não sinta como se ele quisesse dizer algo ruim sobre você. Porque não é isso, de forma alguma.

Ao se intitular Feminista uma mulher não quer dizer que é melhor do que as outras, uma mulher não quer dizer que odeia homens ou que odeia o que é feminino. Por favor, leiam mais, informem-se mais, chega de disseminar essa informações erradas, chega de se embasar pelos maus exemplos.

Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Adichie

Eu sou feminista, eu luto diariamente para ter mais empatia por outras mulheres, para entender que eu não posso julgar o mundo com base na minha experiência, que não é só porque tive acesso a educação que mulheres em todo o mundo tem acesso a educação, que não é só porque nunca fui preterida em um emprego por ser mulher (SERÁ?!), que outras mulheres não passaram por isso, e etc. A minha realidade, privilegiada, NÃO É A REALIDADE de milhares de mulheres de todo o mundo. E se você não entende isso, é hora de sair da sua zona de conforto privilegiado e ler, ver, ouvir e entender.

E o melhor, entenda o feminismo com quem entende o feminismo, em todas as áreas existem exemplos ruins, em todas as áreas tem aquela pessoa mais preocupada em ver suas próprias ideias vencerem, é assim na religião, na política, no futebol e infelizmente, é assim no feminismo. Tem muita mulher/menina disseminando pensamentos errados por aí. Não cai nessa! Não generalize!

Deixo aqui dois sites maravilhosos para se informar sobre o feminismo:

http://lugardemulher.com.br/

http://thinkolga.com/

E eu repito: leiam Chimamanda Adichie, leiam mais sobre o feminismo. O ebook é gratuito na Amazon. Baixe aqui!

 

Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Adichie

Nota: 5/5
Skoob
Amazon – Ebook Gratuito!

Curta a página do Literatura Pessoal no Facebook!

Comments

comments