Resenha – Um mais um (Jojo Moyes)

Um mais Um (Jojo Moyes)

Resumo:

Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

O que eu achei:

Jojo Moyes é mesmo fantástica. Eu já havia lido um único livro dela, aquele me que me fez desidratar de tanto chorar e achei que ela nunca mais ia conseguir me conquistar assim, até resolver ler um outro livro dela.

Um mais Um conta a história da Jess, uma mãe que batalha como faxineira em casas de luxo da região e num pub a noite para dar conta dos filhos, uma menininha prodígio em matemática, a Tanzie, e do enteado adolescente Nicky.

Quando Tanzie ganha uma bolsa de estudo para uma excelente escola, Jess se sente pressionada a dar um futuro melhor para filha, o problema é que, apesar da bolsa cobrir 90% da mensalidade escolar, as taxas de matrícula são caríssimas e a família não tem o dinheiro. Surge então a oportunidade de participar de uma olimpíada de matemática na Escócia! Com o dinheiro do prêmio, Tanzie poderia ir estudar no colégio.

Em meio ao drama familiar de como chegar a Escócia e conquistar o prêmio, conhecemos Ed. Sócio de uma empresa de software e com dinheiro sobrando, ele se envolve em um escândalo e é acusado de fornecer informações privilegiadas a uma ex, fazendo com que ela ganhasse muito dinheiro, afastado da empresa no período da investigação, Ed vai passar um tempo em uma das suas casas, onde Jess faz faxina.

A história da família de Jess e Ed se cruzam e eles acabam juntos em uma longa viagem que vai ajudar muito todos os integrantes.

Acho que o que existe de mais maravilhoso nos livros da Jojo Moyes é o quanto os personagens dela parecem reais. As situações podem cair no clichê uma vez ou outra, mas os problemas e as formas como eles são abordados aproximam muito o livro da realidade. Mais uma vez me apaixonei pela história e seus personagens.

Jess é forte, não fica remoendo mágoas e sofrendo pelo que muita gente poderia considerar injustiças da vida. Ela não espera que alguém apareça magicamente para salvar sua vida e dar um jeito nos seus problemas. Acho fantástico sempre que encontro personagens femininas assim nos livros. Ela não é uma mocinha inocente a espera do herói, as vezes acaba tomando decisões erradas e metendo os pés pelas mãos, mas ela é real e só quer o melhor para seus filhos.

É bem bacana acompanhar a evolução dos personagens e suas histórias e descobrir um pouquinho mais sobre eles. Quando me dei conta já estava amando e torcendo por cada um deles, até mesmo Norman, o gigante e desajeitado cachorro de Tanzie.

Já quero filme! (hahaha tô nessa onda de ler um livro bom = querer filme).

Um mais Um é mais um (risos) livro de Jojo Moyes que vale a pena ser lido, que vale a pena ter na estante e emprestar para os amigos. Uma leitura leve, divertida e emocionante que você deveria fazer.

The-One-Plus-One-740x300

 

 

Nota: 4/5

Skoob
Saraiva
Amazon

Comments

comments

2 Comment

  1. Géssica Cardoso says:

    Quero filme também !!!

    1. hahahahaha seria lindo! <3

Comentários fechados.